segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gravador Serial AVR


Este gravador AVR simples permite que você consiga transferir seus programas em formato .HEX para um microcontrolador AVR sem sacrificar a sua carteira e seu tempo. Este é o mais confiável e simples gravador para microcontroladores AVR disponível e que pode ser construído em um tempo muito pequeno.




O gravador AVR consiste em um esquema de gravação serial in-circuit e uma pequena placa com um socket DIP ao qual se encaixa o microcontrolador e programá-lo de maneira bem prática. Este programador pode ser usado como uma estação de gravação in-circuit, isto é, vc pode conectar o gravador na placa final e programar o microcontrolador sem ter que remover o chip da placa.
Todo o programador foi construído usando componentes comuns e que cabem dentro do conector serial. A placa com o socket DIP foi criada para comportar um microcontrolador de 28 pinos AVR ATmega8, mas você poderá construir placas para qualquer outra série de diferentes formatos de circuito integrado. Este programador é compatível com o popular software de programação PonyProg que mostra uma barra de progresso a medida em que o código binário é transferido para o chip.

AVR In-Circuit Serial Programmer






Placa do Socket AVR
A placa com o socket tem um número mínimo de componentes e é usado para a programação de seu microcontrolador de preferência fora da placa destinada.






A placa com o socket, do tipo DIP para 28 pinos, tem um ressonador de 4MHz, ou um cristal com dois capacitores de desacoplamento e mais dois conectores. O conector com dois pinos é uma entrada para o suprimento de uma tensão de +5V para o microcontrolador AVR e o conector com 6 pinos é o ICSP (In-Circuit Serial Programmer).
Ao suprir o microcontrolador com uma tensão externa de +5V como oposta àquela a partir do conector da porta serial do computador assegura que o chip receberá exatamente +5V e isso provê uma confiabilidade maior contra os erros de programação por instabilidade na tensão.

PonyProg
Para que seja possível enviar arquivos .hex a partir do computador para o microcontrolador AVR é necessário baixar e instalar o PonyProg2000. Depois da instalação, a primeira coisa que você precisará fazer é configurar o PonyProg para funcionar com o nosso programador AVR. Para fazer isso vá ao menu "Setup" e selecione "Interface Setup". A seguinte tela irá ser mostrada e as áreas em destaque mostram exatamente quais opções devem ser modificadas ou selecionadas.




No próximo passo selecione "AVR micro" e o tipo do seu microcontrolador que irá ser programado (ex. ATmega8)




Até este ponto a configuração do PonyProg está completa e nos poderemos abrir o programa em .hex com o qual o microcontrolador vai ser gravado. Vá até o menu "File" , selecione "Open Program (FLASH File...", e clique no arquivo .Hex para que seja aberto. Após isso, você verá números em hexa na tela inferior. Se você ainda não conectou o seu programador na porta serial do computador este já é o momento para isso. Tenha certeza de que o programador AVR esteja fisicamente conectado ao seu microcontrolador AVR através do socket da placa ou através do conector de 6 pinos ICSP. Finalmente click sobre o ícone em destaque "Write Program Memory (FLASH), ou vá em "Command" e selecione "Write Program (FLASH)".



Clique em sim para confirmar a programação



Agora tenha paciência até que o processo termine. Haverá dois passos: Primeiro o "Writing..." e depois o "Verifing".



Após a gravação completa uma janela será exibida "Write Successful" permitindo que você saiba que o microcontrolado AVR foi gravado e que agora está pronto para ser utilizado.


Fonte: http://electronics-diy.com/avr_programmer.php

6 comentários:

  1. Gostei muito do seu artigo. Mas ainda estou com dúvidas. Quais são os fuse bits, que devo "marcar", para gravar um Atmega 8 de 8 MHz, com clock esterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Você precisa seguir o exemplo deste tutorial: Usando o Fusebits . Só para adiantar, você deve desmarcar todas as opções.

      Obrigado por comentar a matéria!

      Excluir
  2. Poderia cria um programa para mim ?
    Para ATMEGA328

    ResponderExcluir
  3. caso possa mande um E-Mail ara mim
    kykeler@gmail.com
    obrigado...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por compartilhar informação e parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  5. Testei e funciona, testei com o atmega328p.
    Contudo fica uma dica, só funcionou em PC com serial nativa, com cabo conversor, não funcionou.
    Outra coisa, nas imagens da montagem da PCB, o transistor esta montado ao contrário, porém o esquema do circuito esta correto.

    ResponderExcluir

Por favor, faça seu comentário aqui!