terça-feira, 8 de maio de 2012

Gravador AVR USB

Neste artigo mostro como montar um gravador AVR USB para gravar microcontroladores da família AVR. Um gravador AVR é muito simples de ser construído quando se tem uma porta serial disponível no computador. Mas, e quando esta porta não existe? Bom, vou falar sobre esta solução neste artigo.

Por ser mais conveniente, hoje tenho um notebook que possui apenas portas USB. Assim, para gravar microcontroladores AVR é necessário um gravador USB. Felizmente encontrei na internet o USBasp - USB programmer for Atmel AVR controllers. Este é bem fácil de montar e não há muitos componentes. Os drivers deste gravador são baseados no USBASP. Veja o diagrama esquemático na próxima figura:


Observe no diagrama há outro microcontrolador AVR para fazer o interfaceamento entre o dispositivo a ser gravado e a porta USB. Assim, você precisa de uma máquina com uma porta serial ou paralela e usar um gravador simples para gravar o firmware que controla o programador.


Firmware e circuito:
Você pode baixar o arquivo com firmware e circuito aqui.


Software de gravação compatíveis:


AVRDUDE suporta USBasp desde a versão 5.2.
BASCOM-AVR suporta USBasp desde a versão 1.11.9.6.
Khazama AVR Programmer é um aplicativo para Windows XP/Vista para USBasp e avrdude.
eXtreme Burner - AVR é outro aplicativo para Windows para USBasp baseado em programadores AVR.


De todos os programas gravadores listados acima eu prefiro o AVRDUDE que é simples, rápido e pode ser utilizado na linha de comando. Já o BASCOM vem em segundo lugar por facilitar ao extremo o processo de gravação com somente alguns clicks de configuração.


Hardware:
Não há um único layout da placa deste gravador USB. Você mesmo pode usar ao máximo a sua criatividade para criação. No meu caso construí o hardware utilizando placas padrão com furos independentes. Veja as fotos abaixo:

Aproveitando o ritmo também construí um hardware para testes. É uma placa baseada no AT90S2313 com alguns leds, botões e uma saída para produzir sinais analógicos com 4 bits(Conector RCA).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, faça seu comentário aqui!